Problemas na instalação elétrica: confira dicas para evitar

Tempo de leitura: 1 minuto

A instalação elétrica é uma etapa fundamental para garantir o bem-estar das pessoas que vão morar ou trabalhar no ambiente. Por isso, a manutenção de tomadas, fiação e disjuntores deve estar sempre em dia. Pensando nisso, selecionamos algumas dicas e cuidados para evitar problemas na instalação elétrica e manter cada item bem conservado.

Dicas para evitar problemas na instalação elétrica

  • Número e disposição das tomadas

Ambientes onde vários aparelhos serão ligados precisam ter mais de um ponto de tomada e cada um deve ser instalado em um local estratégico. Esse cuidado evita que vários aparelhos sejam ligados no mesmo ponto de energia, reduzindo a chance de sobrecarga, curto-circuito e queima.

  • Excesso de fios

Outra dica importante é avaliar o ponto em que as tomadas vão ser instaladas para evitar que os fios de aparelhos fiquem espalhados pelo ambiente. O excesso de fios no chão pode atrapalhar a passagem e a estética, além de causar choques e acidentes.

  • Novo padrão de tomada

Os equipamentos novos possuem o novo plug com três pinos. Por isso, é fundamental contratar um eletricista para adaptar as tomadas a esse padrão, evitando a necessidade de adaptadores e filtros de linha.

  • Uso de benjamim e extensão

Um dos principais problemas n instalação elétrica é a utilização de benjamim, também chamado de “T”. Por ser um objeto condutor de energia elétrica constituído por componentes plásticos, esse item corre o risco derreter. Por isso, a recomendação é usá-lo apenas quando for necessário.

  • Uso de filtros de linha

Se for necessário ligar vários aparelhos ao mesmo tempo, utilize filtros de linha, pois esses equipamentos permitem conectar até quatro aparelhos em uma mesma tomada de maneira prática e segura.

Para mais dicas e informações para evitar problemas na instalação elétrica, acompanhe nosso blog e fique de olho também em nosso Facebook e LinkedIn. Em nosso site você também pode conferir mais detalhes sobre nossos produtos e solicitar seu orçamento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *