Dicas de segurança para evitar choque elétrico em casa

Tempo de leitura: 2 minutos

O uso correto e seguro de energia é essencial para prevenir graves acidentes, como choques e queimaduras. Para não se arriscar, é preciso tomar alguns cuidados básicos que garantam a segurança de todos. Pensando nisso, explicamos a importância dessas práticas e reunimos algumas dicas para evitar choque elétrico em casa.

Importância da instalação elétrica para evitar choque elétrico 

Fazer a ligação elétrica de acordo com as normas de segurança é o primeiro passo para ter uma instalação segura. Para isso, é fundamental contratar um profissional qualificado, que faça o correto dimensionamento dos circuitos e componentes na fase de projeto, escolha os materiais adequados e realize a instalação adequada com práticas corretas e seguras.

Além disso, é recomendado ter bastante atenção ao manusear fios e aparelhos elétricos para evitar choque elétrico. Para saber mais sobre esses cuidados, confira as dicas que preparamos abaixo.

Dicas para evitar choque elétrico em casa

Veja dicas e recomendações importantes para evitar choque elétrico e saiba como garantir a segurança contra acidentes.

  • Sobrecarga das instalações elétricas

Ligar vários aparelhos no mesmo local pode ocasionar sobrecarga no circuito e gerar desarme no disjuntor. Por isso, a recomendação para evitar choque elétrico e diminuir as chances de curto circuito é não usar vários aparelhos numa mesma tomada.

  • Aparelhos eletrônicos energizados perto da pia

A pane elétrica causada pela queda de um aparelho eletrônico na água pode danificar o equipamento e dar choques em quem estiver muito perto.

  • Temperatura do chuveiro

Ao trocar a temperatura do chuveiro, é ideal que ele esteja desligado, especialmente se a pessoa estiver com o corpo molhado. Além disso, uma boa dica é usar chinelos de borracha no momento de fazer a troca porque isso pode amenizar o choque.

  • Instalação de antenas de TV

Algumas recomendações para evitar choque elétrico ao instalar antenas de TV são: tomar cuidado para não chegar perto de fios elétricos, calcular a distância para que a antena não encoste nos fios em casos de queda e fazer o processo apenas quando estiver sol.

  • Atenção com as crianças

Esse cuidado básico é muito falado: crianças pequenas não devem ser deixadas próximas de objetos energizados. Uma dica é colocar protetores nas tomadas e não deixar fios espalhados.

Quer mais dicas e informações sobre cuidados com materiais elétricos? Acompanhe nosso blog e fale com nossos especialistas pelo site ou pelo número (62) 3216-4080.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *