Cuidados com a manutenção elétrica em construções e reformas

Tempo de leitura: 2 minutos

A manutenção da parte elétrica dos imóveis é importante para garantir a conservação e o bom funcionamento da residência, além da segurança dos moradores. Para explicar a importância dessa prática, listamos abaixo alguns cuidados com a manutenção elétrica em construções e reformas e selecionamos dicas que podem te ajudar nessa etapa.

Importância dos cuidados com a manutenção elétrica

Os cuidados com a manutenção elétrica durante construções e reformas são fundamentais para evitar que instalações antigas e fiações desgastadas coloquem a casa em risco e aumentem a possibilidade de choques elétricos, curtos-circuitos e até incêndios.

Para evitar esses problemas, a dica é cuidar bem das instalações elétricas e fazer a manutenção preventiva nos períodos recomendados. Para saber mais, continue lendo.

Cuidados com a manutenção elétrica em construções e reformas

  • Atenção aos sinais de perigo

Um dos principais cuidados com a manutenção elétrica é ficar atento à presença de fios desencapados, picos de energia, cheiro de queimado, conta de luz elevada, temperatura alta nas tomadas e nos aparelhos ou eletrodomésticos estragando sem motivo aparente.

Caso perceba algum desses sinais, a dica é checar as instalações elétricas e fazer os reparos necessários imediatamente.

  • Cuidados periódicos

Conserte as instalações à medida que os problemas forem surgindo e faça a manutenção preventiva periodicamente.

A recomendação é que ela seja feita, no mínimo, a cada 10 anos e envolva a substituição de tomadas, benjamins, interruptores, cabos e fios comprometidos.

  • Proteja a rede elétrica

Tenha dispositivos de proteção, como o Diferencial Residual, que detectam eventuais fugas de corrente da instalação e desligam o circuito, evitando choques elétricos.

Entre os cuidados com a manutenção elétrica, também é importante realizar o aterramento correto durante construções e reformas.

  • Dimensão dos cabos

Verifique o dimensionamento dos cabos e fios, use bitolas que respeitem a norma NBR-5410 e garanta que a fiação seja bem instalada e conte com boas conexões para evitar fios derretidos e choques elétricos.

Dicas e cuidados com a manutenção elétrica para o dia a dia

  1. Tenha um bom profissional para fazer os reparos.
  2. Fique atento à temperatura e ao funcionamento dos aparelhos.
  3. Mantenha tomadas e disjuntores distantes de focos de umidade, como pias.
  4. Não coloque arames e itens de alumínio no lugar de fusíveis.
  5. Desligue todos os eletrodomésticos quando for viajar.
  6. Desligue a chave geral e os disjuntores quando for trocar lâmpadas ou limpar ventiladores de teto
  7. Não puxe as tomadas pelo fio repentinamente.

Para mais dicas e informações sobre cuidados com instalações e materiais elétricos, acompanhe nosso blog e fique de olho em nosso perfil no Facebook.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *