Certificação TTA/PTTA para quadros elétricos

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

Todo projeto de rede elétrica deve ser desenvolvido para garantir a proteção e o conforto dos usuários, bem como a segurança do imóvel e dos seus bens materiais. Assim, entre os principais itens que garantirão esses requisitos, estão a mão de obra qualificada e a adoção de quadros de comando, quadros de distribuição certificados, para, desta forma, assegurar que as normas de segurança sejam respeitadas. Uma instalação elétrica segura é também eficiente, pois as perdas de energia (sob forma de calor nas conexões e demais componentes) serão minimizadas, contribuindo com a redução do consumo geral. Por isso a importância da certificação TTA/PTTA para quadros elétricos.

Desde 2003, está em vigor a norma NBR IEC 60439-1, que define parâmetros para conjuntos de manobra e controle de baixa tensão, e determina alguns procedimentos para conjuntos com ensaios de tipo totalmente testados (TTA) e conjuntos com ensaio de tipo parcialmente testados (PTTA).

Painéis TTA

Importância certificação TTA/PTTA para quadros elétricos

Os painéis TTA são aqueles que passaram por todos os testes previstos na normativa, incluindo os testes de tipo, realizados em laboratórios certificadores.  Já os painéis PTTA, possuem lista de ensaios a serem atendidos, porém os ensaios de curto-circuito e elevação de temperatura podem ser extrapolados, por exemplo por meio de cálculo de conjuntos similares.

A obrigatoriedade legal do pleno atendimento a todos os requisitos da norma se deve principalmente em virtude das Normas Regulamentadoras do Ministério do Trabalho – NR10, onde nos itens 10.1.2 e 10.3.8, que basicamente se refere aos projetos e montagens que devem atender as regulamentações técnicas oficiais, observando-se as normas técnicas.

Além da NR10, também temos o Código de Defesa do Consumidor Lei n. 8.078 Art. 39 Parágrafo VIII, que basicamente descreve como prática abusiva colocar no mercado qualquer produto ou serviço em desacordo com as normas expedidas pelos órgãos oficiais, neste caso a ABNT.

Baseado nestes aspectos, qualquer fornecimento de materiais fora dos padrões e critérios estabelecidos nas normas fica sujeito a ações judiciais, podendo ser elas Civis e até Criminais caso ocorra o dano e o tipo do dano. Não só a empresa responsável pela montagem dos painéis pode ser responsabilizada, mas também a empresa que repassou e até mesmo o proprietário onde o material não conforme esteja instalado.

O Código de Defesa do Consumidor prevê punição para profissionais da área elétrica que coloquem em risco a segurança patrimonial ou as pessoas que circulam pela área, por conta da má qualidade das instalações. Por isso, a qualidade dos profissionais envolvidos no projeto é fundamental para uma rede segura.

Proteção Elétrica do seu projeto

Notamos que o consumidor está se tornando mais exigente e melhor informado, apenas preço do produto, apesar de importante, não é mais o único diferencial, hoje o que se busca é qualidade, segurança, confiabilidade e comprometimento, e estas são as características de toda empresa séria, como a Makro Service.

Garanta a proteção elétrica do seu projeto. A Makro Service trabalha com os produtos que garantem qualidade no seu projeto. Nossos profissionais possuem certificação TTA Legrand NBR/IEC 604039-1/3 e TTA WEG TTW01 e estão habilitados para lhe ajudar na montagem de quadros elétricos, fale com um de nossos vendedores. Makro Service segurança e confiança.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *